Qualidade de Fornecedores: Preparação para o Retorno das Operações em 2026
Prezados(as) Líderes,
Com a aproximação do período de encerramento das atividades de 2025, reforçamos a importância de uma preparação cuidadosa para garantir um retorno de produção estável e alinhado às necessidades das plantas da CNH no início de 2026. Contamos com o engajamento de toda a cadeia de fornecimento para assegurar que o reinício das operações ocorra sem riscos à demanda planejada, assegurando a qualidade dos produtos.
O cronograma de shutdown é o seguinte:
– Curitiba: MRC (01/dez–12/jan), Headers (10/dez–06/jan) e Tractors (17/nov–05/jan).
– Sorocaba: todas as linhas (17/dez–09/jan).
– Piracicaba: Sugar Cane (04/dez–23/jan), Planter (21/out–29/jan) e Sprayer (15/dec–23/jan)
– Belo Horizonte: todas as linhas (22/dez–23/jan).
– Córdoba (AR): Combine (22/dez–19/jan), Headers (22/dez–15/jan), Sprayer (22/dez–22/jan) e Tractors (22/dez–15/jan).
Diante dessas datas, solicitamos que cada fornecedor assegure pleno entendimento dos impactos do período de parada e prepare suas operações para um retorno sem descontinuidades. Isso inclui, mas não se limita a:
- garantir níveis adequados de inventário.
- finalizar ou estabilizar componentes em processamento, antes do fechamento.
- proteger e armazenar adequadamente os materiais pré-shutdown.
- planejar e assegurar disponibilidade de matérias-primas.
- revisar cuidadosamente seus planos produtivos para o início do próximo ano.
- manutenção preventiva e validação do funcionamento de máquinas e equipamentos.
A atenção ao retorno de pessoal também é fundamental, especialmente em áreas críticas ou com maior turnover. Pedimos que avaliem a disponibilidade de mão de obra para janeiro, eventuais necessidades de treinamento e a cobertura de posições-chave. Da mesma forma, é essencial confirmar a capacidade dos subfornecedores — principalmente os responsáveis por tratamento térmico, pintura, tratamentos superficiais e demais processos críticos — para evitar riscos decorrentes de paradas simultâneas.
Conforme o Supplier Quality Risk Assessment da CNH, alguns fornecedores foram classificados como críticos para o SOP de 2026. Para esses, o time de Supplier Quality Engineering (SQE) entrará em contato nos próximos dias para coleta de informações estruturadas, avaliação de riscos e agendamento de visitas presenciais nas primeiras semanas do ano. Solicitamos que as lideranças técnicas e comerciais estejam disponíveis para garantir alinhamento total e decisões ágeis.
Ressaltamos também que embarques controlados, proativos ou não, poderão ser aplicados para itens de maior risco, e que relatórios de controle deverão estar prontos caso sejam solicitados. Auditorias rápidas de processo poderão ser realizadas durante o período, contribuindo para a governança e a estabilidade do retorno operacional.
A CNH Industrial conta com o comprometimento de sua organização para executar esse período de transição com rigor e previsibilidade, assegurando um início de 2026 sólido e eficiente.
Atenciosamente,
José Salles
Supplier Quality Engineering – CNH Industrial América do Sul