22 Aug 2025

To the attention of LATAM Suppliers - Informações sobre o preenchimento das TAG’s do XML

Informações Importantes sobre o preenchimento das TAG’s do XML

(Fornecedores e Concessionários no Brasil)

 

A CNH vem cada vez mais buscando melhorar e otimizar os diversos fluxos e processos para melhor atender as parcerias entre nossas Empresas e garantir o cumprimento das regras fiscais e dos prazos de pagamento com seus Fornecedores e Concessionários.

Neste sentido, no que diz respeito ao XML das Operações de Venda para a CNH, reforçamos a necessidade de citarem na NF-e emitida o Pedido de Compras, o Part Number da CNH e Linha do Pedido correspondente. Toda aquisição de material feita pela CNH deve ser acobertada por um Pedido de Compra. A falta da informação do Pedido no XML do Emitente ou a falta de saldo poderá incorrer na devolução da mercadoria e recusa eletrônica da Nota Fiscal.

Observação Importante: quando se tratar de uma operação de Retorno ou Devolução de item da CNH, obrigatoriamente deverá ser preenchida no XML do emitente a Tag <refNFe> com a chave de acesso da NF de Origem emitida pela CNH, além de informar o PN na Tag <xProd> conforme orientado no item 1. abaixo.

Para estruturação nas Tag’s do XML nas operações de Venda para a CNH, obrigatoriamente, para cada item da NFe, deverá preencher conforme segue:

1. <xProd> - embora seja uma Tag para informar a descrição do produto, pedimos também sempre preencher com o código do produto CNH no início da Tag separado por espaço e logo depois informar a descrição do material.

Observação: caso conste o PN da CNH na Tag <cProd>, o sistema também fará a leitura normalmente, portanto, fica a critério do emissor da NF utilizar a referida Tag.

2. <xPed> - preencher sempre com o número do pedido de compras completo (inclusive se o mesmo for alfanumérico).

Observação: na Tag <xPed>, basta informar exatamente o Pedido de Compras tal qual informado pela CNH; não completar o campo com “zeros” a esquerda ou a “direita”.

3. <nItemPed> - impreterivelmente informar a linha do Pedido de Compras respeitando a numeração no campo “Item” ou “Linha Pedido” conforme especificado:

 Para as Fábricas, quando Material Produtivo informar sempre “1”;

 Para Pedido SPOT ou Pedidos emitidos pela CNH P&S (CNPJ 01.844.555/0027-11) deve ser informado “10”;

 Para Materiais Indiretos, Ativo, Consumo, deve seguir o que consta no pedido: 1, 2, 3... ou 10, 20, 30...

Atenção: sempre que for faturar um material para a CNH, observe a linha do item no Pedido, principalmente para materiais indiretos, ativo e consumo.

Fornecedor e Concessionário, sempre exija o pedido de compra antes de emitir sua NF.

4. <infAdProd> - é um campo de livre preenchimento, no entanto, para melhor garantir o recebimento / registro da Nota Fiscal, sugere-se que tenha um padrão de informação, de forma a obter o máximo de automatismo e agilidade no registro e pagamento das Notas Fiscais, respeitando os caracteres do campo conforme Layout IAP01 exemplificado abaixo:

Considerando o PN 87344135 e Pedido de Compra 8230101671:

Observe que:

 IAP01

o 1º ao 5º caractere - constar IAP01;

 Código do Item

o 6º ao 16º caractere - preencher com o PN CNH incluindo zeros a esquerda caso o PN seja menor do que 11 caracteres;

o 17º ao 35º caractere - utilizar o backspace, deixar em branco;

 Pedido de Compras

o 36º ao 47º caractere – preencher com o Pedido CNH incluindo zeros a esquerda caso o número do Pedido seja inferior a 12 caracteres.

_________________________________________________

Após emitir a Nota Fiscal Eletrônica e esta for autorizada pela SEFAZ, seu Arquivo XML deverá ser enviado para o endereço de e-mail receb_cnhi@nfendd.com.br

Atenção: o endereço informado aceita somente Arquivos XML, não aceita pdf, imagens ou arquivos zip.

Importante: o Pedido correto no SAP e XML com as Tag’s devidamente preenchidas propicia o recebimento nas Portarias da CNH de forma muito mais rápida e segura, evita retrabalhos e riscos de atraso no pagamento.

_________________________________________________

Outras considerações importantes:

20 itens por Nota Fiscal – devido limitações do SAP CNH, pedimos que respeitem o limite de 20 (vinte) linhas por NF. O não cumprimento pode gerar problemas no registro e consequentemente devolução da mercadoria.

Confira a NCM e Tributação do Pedido de Compraantes de enviar a Nota Fiscal, confira se a NCM e Impostos mencionados no Pedido de Compra da CNH estão de acordo com sua Nota Fiscal. Caso não esteja, procure seu contato na CNH ou Comprador Responsável para ajustes e evitar débitos ou recusa, e somente após alinhamento emita/envie a Nota Fiscal.

Acompanhamento dos Recebíveis – a CNH disponibiliza aos Fornecedores e Concessionários o Portal CPW permitindo consultas em tempo real de seus pagamentos. Acesse: CNH - Web Fornecedores.

Central de Pagamentos – esta é mais uma opção disponível para os Fornecedores e Concessionários para consulta dos valores a receber. São mais três formas de acessar o canal de comunicação:

o Whatsapp ou Telefone – através do número (011) 4004-9484

o E-mail: contasapagar@cnh.com – para consultas acima de 10 documentos

Observação: independente do Canal utilizado, anote o número do Protocolo de Atendimento caso necessite entrar em contato com o Comprador ou outro contato direto na CNH.

Manifesto do Destinatário – a CNH implementou o Manifesto do Destinatário de forma automática, portanto, em hipótese alguma será possível o recebimento/registro de Notas Fiscais com mais de 180 dias, pois o sistema fará recusa eletrônica automaticamente da Nota Fiscal.

Unidades da CNH – fique atento para qual Unidade da CNH você está faturando, observe as informações do Pedido de Compra para evitar a devolução da mercadoria e custos desnecessários.