A CNH promove e apoia um ambiente de trabalho sadio, organizado e harmonioso, visando a valorização do ser humano e o seu bem-estar. Nossos colaboradores, fornecedores e parceiros, nas decisões de trabalho, e outras inerentes ao desenvolvimento da atividade profissional, devem zelar pelo profissionalismo. Não são admitidos:
Ø Brincadeiras inapropriadas, linguagem prejudicial, discriminatória, pejorativa ou ofensiva;
Ø Críticas aos colegas, empresa, marcas, produtos, em fóruns inadequados;
Ø Desrespeito a qualquer direito fundamental do ser humano, inclusive ao direito das pessoas à privacidade;
Ø Práticas abusivas, como maus-tratos e abuso de poder, incluindo insultar, humilhar ou menosprezar pessoas em geral;
Ø Preconceitos e discriminações de qualquer natureza;
Ø Assédio moral, intimidação psicológica ou física;
Ø Assédio ou importunação sexual, incluindo contato físico ou avanço sexual inoportunos, o que inclui: piadas sexistas, machistas, homofóbicas, transfóbicas, racistas ou de qualquer natureza ofensiva; imagens e comentários sexualizados e/ou ofensivo em interações, comunicações ou materiais de apresentação, toques inadequados, tocar uma pessoa sem permissão, incluindo áreas sensíveis, como cabelo, a barriga de mulheres grávidas, tatuagens, dispositivo de mobilidade (cadeira de rodas, bengalas, próteses, etc.), bloquear fisicamente ou intimidar uma pessoa, contato físico ou contato físico simulado (por exemplo, mensagens, e-mails… com insinuação sexual e/ou ofensivos), compartilhamento e a distribuição de imagens/ texto sexualizados e/ou ofensivos.
Ø Violência e ameaças de violência, seja online ou off-line, incluindo, mas não se limitando a, incitação à hostilidade contra qualquer indivíduo, colaborador ou não da CNH;
Ø Agressão de qualquer natureza, físicas ou verbais, incluindo qualquer comportamento que possa molestar, perturbar ou ofender, atingindo a dignidade, a integridade ou a condição psicológica das pessoas.
Ø Porte de armas ou a guarda de qualquer tipo de arma nas dependências da Empresa ou durante o exercício de atividades de trabalho. O porte de arma só é permitido aos prestadores de serviços e colaboradores que a utilizam como ferramenta de trabalho. Tais profissionais deverão estar devidamente autorizados, identificados e tecnicamente habilitados.
Situações pontuais ou casos isolados, também devem ser considerados condutas inadequadas, como por exemplo, xingamentos, agressões físicas e verbais, falar mal de colegas ou de parceiros, além de outras situações, cujas posturas possam causar atritos e mal-estar no ambiente de trabalho e afetar a segurança dos nossos colaboradores, fornecedores, parceiros e clientes.
Nesse sentido, é preciso se manter atento ao teor e ao tom das discussões de trabalho, em qualquer fórum ou localidade, a fim de assegurar que o respeito esteja presente em absolutamente todas as conversas realizadas ou mensagens emitidas por meio das diversas plataformas de comunicação (tais como e-mail, WhatsApp, Teams etc).
Em caso de violação ou suspeita de transgressão de quaisquer destas Condutas no Ambiente de Trabalho, praticadas pelos colaboradores diretos ou indiretos, por terceiros, prestadores de serviços, fornecedores ou clientes, o fato deve ser comunicado para que as medidas cabíveis sejam tomadas. Toda denúncia recebida será tratada com imparcialidade, transparência e confidencialidade. A denúncia pode ser feita de forma anônima pelo CNH Compliance Helpline.
CANAL DE DENÚNCIA: EthicsPoint - CNH Industrial
Caso você seja vítima de agressão ou ameaça de agressão, observe ainda o seguinte passo-a-passo:
a) dentro do possível, registre o ocorrido por fotos, vídeos ou gravação de voz;
b) retire-se do local, preservando a integridade física e psicológica sua e dos demais envolvidos;
c) informar o fato ao gestor, Recursos Humanos, Jurídico ou Compliance, para que providências e orientações adicionais possam ser feitas;
d) comparecer à delegacia mais próxima e registrar o boletim de ocorrência - essa inciativa é presencial e indelegável, pois haverá necessidade de prestar esclarecimentos e, eventualmente, exame de corpo de delito.
CNH LATAM